Skip to main content

Ninguém me ensinou sobre o Ciclo Menstrual

Não, Ciclo Menstrual não é sinônimo de Tensão Pré-Menstrual. Tampouco de menstruação. Ciclo Menstrual é o ciclo mensal pelo qual toda Mulher que está na fase fértil, da menarca à menopausa, passa. Depois de mais de uma década da minha primeira menstruação, dei-me conta que eu simplesmente não sabia como funcionava o meu ciclo menstrual. Eu só sabia que todo mês, mais ou menos no mesmo dia, precisaria estar preparada com absorventes na bolsa porque o sangue ia descer. Com a pílula anticoncepcional, aí me afastei dele por completo. Devo ter tido uma aula sobre as fases do Ciclo Menstrual no colégio, mas pelo jeito não guardei absolutamente nada, porque realmente fui entendê-lo apenas nos últimos meses. Antes tarde do que nunca.

 

O Ciclo Menstrual é composto por quatro fases: pré-ovulatória, ovulatória, pré-menstrual e menstrual. (Repare que eu não escrevi Tensão Pré-Menstrual.) Como, em geral, o ciclo todo dura em torno de 28 dias, cada fase corresponde a sete dias. Isso varia, claro, de Mulher para Mulher e de acordo com fatores como estresse, doenças, mudanças pessoais e profissionais… Lembre-se sempre: seu útero sente tudo o que você sente. Se, neste momento, você vive uma grande pressão na família, no emprego ou em um relacionamento, também não está tudo legal com o seu útero e o seu Ciclo Menstrual pode ser alterado (desregulado não é a palavra correta, porque ele não é algo estático). Ou seja, começar a observar o nosso ciclo é também começar a observar como o nosso corpo reage às situações que cada uma de nós vive. Não é maravilhoso?

 

Sim, eu continuo pasma cada vez que me dou conta do quanto nosso corpo é sábio. Porém, quando comecei a descobrir que o Ciclo Menstrual vai muito além das mudanças físicas e hormonais, eu fiquei sem palavras… Eu só conseguia sentir uma onda de calor percorrer o meu corpo. É incrível descobrir como estamos conectadas com a natureza e todo o potencial que surge a partir dessa reconexão. Abaixo, com base no livro Lua Vermelha, da Miranda Gray, trago um pouco sobre cada uma das fases e como elas estão ligadas às fases da Lua, de acordo com mitologias e lendas, e a energia cíclica inata a toda Mulher. Para quem quiser saber mais detalhes sobre o funcionamento dos hormônios, aqui há um diagrama.

 

Pré-ovulatória

Dentro de cada ovário, existem grupos de células chamadas folículos, onde ficam óvulos imaturos. Durante a fase pré-ovulatória, um folículo amadurece, produzindo o hormônio estrogênio, que estimula os seios e as paredes uterinas. > No Ciclo Menstrual, a Donzela e a Lua Crescente representam a fase que vai desde o fim do sangramento até a ovulação. As energias dessa fase são parecidas com as de uma jovem donzela solteira: geradoras, dinâmicas e inspiradoras.

 

Ovulatória

Considerando um ciclo de 28 dias, o folículo se romperá aproximadamente entre o 14º e o 16º dia do ciclo (uma vez que o ciclo começa no 1º dia da menstruação), liberando o óvulo; essa é a fase ovulatória. Após a ovulação, o folículo se torna um “corpo lúteo” e produz progesterona e estrógeno. A progesterona prepara as paredes uterinas para a fertilização. > A Mãe e a Lua Cheia representam o período após a ovulação. As energias da maternidade e da fase da Mãe também são similares e contêm a habilidade de nutrir, sustentar e empoderar. As energias criativas da Mãe surgem para criar nova vida.

 

Pré-menstrual

Se a fertilização não ocorre, o corpo lúteo aos poucos se degenera e os níveis de progesterona e estrógeno caem: essa é a fase pré-menstrual. > O retraimento da luz da Lua, na fase gradativamente mais escura da Lua Minguante, reflete o retraimento da energia física na passagem da ovulação para a menstruação. Nessa fase, a sexualidade, a criatividade e a magia se intensificam na Mulher, assim como suas forças interiores destrutivas e sua percepção.

 

Menstruação

O revestimento do útero começa, por fim, a se desintegrar e dá início ao sangramento da fase menstrual. > A Lua Nova (a autora usa Lua escura) e a sombria Bruxa Anciã representam a fase da menstruação. A Bruxa Anciã reflete o retraimento das energias físicas do mundo exterior e a introversão para o mundo interior do espírito. Na fase menstrual da Bruxa Anciã, as energias criativas interiores são gestadas na mente, para produzir nova vida e ideias-filhas.

 

As fases da Lua Crescente e da Lua Minguante são Fases de Mudança, e as fases da Lua Cheia e da Lua Nova são Fases de Equilíbrio. Esse é um exemplo do Ciclo da Lua Branca, mas também há o Ciclo da Lua Vermelha, no qual a ovulação ocorre na Lua Nova e a menstruação na Lua Cheia. A maioria das Mulheres interage de um desses jeitos. Falarei sobre eles mais para frente. Ainda estou aprendendo e vivenciando também. As perguntas que não querem calar são: quem nos afastou do nosso Ciclo Menstrual? Quem são os interessados nesse distanciamento da Mulher de sua própria natureza? Por que tantas Mulheres estão despertando? Quanta energia feminina desperdiçamos ao longo do tempo? Você quer desperdiçar a sua? Redescubra o seu Ciclo Menstrual e redescubra a si mesma.

 

Exercício Sagrado #5: Volte ao caderno em que já constam os outros exercícios e comece a anotar o seu ciclo menstrual. Se você toma pílula, faça mesmo assim. Anote o dia de começo da cartela e o fim. Se você não toma pílula, comece a anotar o dia do começo e do fim da menstruação. Depois, vá acrescentando as outras fases. Há aplicativos que ajudam também. Se você quer começar a ir mais a fundo, conheça a Mandala da Lua. O importante é despertar a consciência da fase em que se está (ou que se estaria, para quem usa contraceptivos hormonais).

 

Postado na Lua Crescente

 

Quer receber 30 Dicas Grátis de Séries, Filmes e Livros sobre o Sagrado Feminino?  Clique aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *